De forma cada vez mais consistente, adeptos de determinado clube têm vindo a demonstrar uma crescente preocupação com o passivo do FC Porto. De forma muito conveniente, questionam o porquê do tal passivo apresentar tais valores, depois de todo o dinheiro feito às custas das vitórias na Liga dos Campeões, na Taça UEFA, e nas transferências que aquelas precipitaram. A "resposta" é óbvia, a causa de todos os males: Pinto da Costa. Dizem portanto os iluminados, que o dinheiro que entre é menos do que o que sai, e a diferença entre os dois valores, vai parar ao bolso do Pinto da Costa, blá blá blá, o Porto vai ficar na penúria, etc etc.
Vamos aos factos: o Porto tem mais de 60 jogadores sob contrato, e alguns deles auferem os salários mais altos entre os futebolistas cá do burgo - pormenor irrelevante, diram alguns. É óbvio que há muita asneirada metida entre esta carrada de jogadores, mas enfim ... Não menos asneirentas, nem menos dispendiosas, foram as passagens de Del Neri e Fernandez. Junte-se a isso prémios de produtividade - feliz de quem os paga - e perceber-se-á por onde se perdeu o grosso do dinheiro. É inegável que o Pinto da Costa, tirará para si alguma parte de todos estes negócios, mas não é nem de longe nem de perto, aquilo que querem à força fazer crer aos incautos, e face aos resultados, será no mínimo aceitável, senão merecido.
Em todo o caso, o Porto possui jogadores valiosos e com mercado - ao contrário de certos clubes, ricos, com plantéis recheados de intransferíveis - pelo que o futuro não é tão negro como o querem pintar. Caso a ocasião o exija, e embora com previsível prejuízo desportivo, pode sempre transferir-se um ou dois jogadores, para equilibrar as contas. É assim que vive um clube "remediado", e que não cai no goto dos governantes. A previsível eleição de Manuela Ferreira Leite, como primeira-ministra permitir-lhe-á ir mais além do que foi como ministra das Finanças. No seu curto mandato, fez mais pelo Clube do Regime, do que muitos dos seus presidentes. O galardão da "Águia de Ouro" já tarda ...
segunda-feira, 29 de junho de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário