sábado, 16 de abril de 2011

Cegos, surdos mas infelizmente não-mudos

Não querendo passar a ideia de que no feudo entre o Porto e o Clube do Regime (ou Clube do Regime e o Porto), uns são mais carrascos/vítimas que outros, devo dizer que começa ficar para além da minha capacidade ser condescendente com as posições do outro lado. Compreendo que possam ter muitas razões de queixa do Pinto da Costa, e em menor grau, até dos Portistas, mas cenas como a seguinte demonstram claramente quem não está interessado numa convivência pacífica.



Os dirigentes deste clube, têm ultimamente vindo várias vezes a público, questionar de forma angustiada, o porquê da crescente onda de inimizade que contra eles se têm vindo a manifestar um pouco por todo o país. É assim tão difícil perceber?

O comentador do “Trio d’Ataque” da RTPN, António-Pedro Vasconcelos (que admitiu já em várias ocasiões que reúne com a direcção do CR para “preparar” a sua participação no programa), evoca frequentemente as diatribes do famoso “Guarda Abel” e o episódio da creolina do balneário para ilustrar o clima de “medo” e “terror” que árbitros e equipas adversárias viviam no antigo Estádio das Antas. O que é, de facto, lamentável. Mas mais lamentável ainda, é criticar tais actos, e deliberada e obstinadamente fechar os olhos a aquilo que nos últimos anos, se tem vindo a passar no Estádio da Luz: as agressões a árbitros e jogadores adversários; as invasões de campo, por parte de adeptos e dirigentes – Rui Costa, que não é treinador nem delegado de jogo, ou seja, é um elemento estranho junto ao relvado – já chegou ao cúmulo de entrar dentro de campo para festejar um golo! E, ironia! (ou pura hipocrisia …), o tão criticado “Guarda Abel”, já tem homólogo no Estádio da Luz! Como se desconhece o seu nome, vou chamar-lhe “Guarda Abílio” - note-se que as figuras do Porto, estão todas bem identificadas: o Guarda Abel, o Madureira; dos seus homólogos lampiões, não se sabe absolutamente nada – sintomático. Ora, o “Guarda Abílio” - guarda-costas do LFV, é quase-famoso por ter agredido uma pessoa no aeroporto de Lisboa, e mais recentemente por ter estado também envolvido nos picos de “adrenalina” que têm fechado as exibições do CR perante o seu público. Pode ser impressão minha mas não parece que os métodos dos dirigentes do CR pouco ou nada diferem daqueles tão criticados ao Pinto da Costa? Onde está a tal superioridade moral? Onde estão as denúncias destes comportamentos completamente contraditórios face às declarações de “mudança” e “limpeza”? Abafadas pela máquina de propaganda …

De novo, não querendo assumir uma posição de "bons contra maus", tenho alguma dificuldade em compreender de que se queixam estes hipócritas. Haverá alguma coisa de que acusem os outros, que eles próprios não tenham também feito? E pior ainda, de que não se tenham gabado?

P.S.: Os idiotas são adeptos de todos os clubes, mas eu prefiro que os do meu clube, passem o mais despercebidos o possível. Um canal "FC Porto" para transmitir vergonhas como a reproduzida acima? Não, obrigado.

P.S.2: Para mim o "apagão" é um caso menor, uma ninharia entre coisas bem mais graves que os dirigentes do Clube do Regime levaram a cabo ou apoiaram. Foi mau, é um facto, mas tivessem reconhecido o erro e a coisa ficava por ali; está visto porém que não só foi premeditado, como é motivo de grande orgulho.

quinta-feira, 14 de abril de 2011

Canal Caveira

Um zé qualquer que tem tempo de antena na Clube do Regime TV, desejou a morte do Pinto da Costa. Muitas vozes se levantaram para o condenar, mas sinceramente não vejo qual seja o interesse. No mínimo, deveria ser louvado por afirmar abertamente aquilo que a maioria dos adeptos do Clube do Regime pensa ou (também) anuncia aos 4 ventos mas sob o anonimato permitido pela internet. Basta uma pesquisa superficial pelas centenas (ou milhares) de blogs desses adeptos (onde esse tal zé se inclui) para encontrar as ideias mais doentias e retorcidas, mas cujos autores são sempre incógnitos. Porém, não seria de estranhar que fossem simultaneamente simpáticos e polidos adeptos com "tempo de antena" em rádios ou canais de televisão. Quem sabe?

Houve um que teve a lata de dar a cara por aquilo deseja? Parabéns! Ao fim destas últimas semanas debaixo de tantas críticas, haja alguma coisa positiva a elogiar-lhes.

sábado, 9 de abril de 2011

Quis custodiet ipsos custodes?

Javi García deu um murro no Alan, o observador não viu. Javi García dá um pontapé no Varela, o observador viu e achou bem o cartão amarelo - sim, porque os jogadores do Clube do Regime só são expulsos por agressões na forma tentada; deve ser para incentivá-los a não falhar ...

O Pinto da Costa controla os árbitros - viu-se bem isso no último fim-de-semana - mas quem controla os observadores? Quem nomeia estes indivíduos que só classificam positivamente as arbitragens que beneficiam o Clube do Regime, e que arrasam quem não conseguem controlar?

Não haverá aqui material suficiente para um processo "Relatório Encarnado"?

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Champignons II

Diz o Rui Gomes da Silva, naquele seu ar carnavalesco de homem sério: "o meu presidente nunca foi condenado em tribunal".

Ups ...!

P.S.: Há uma outra condenação, um tanto ou quanto mais grave, mas infelizmente o "longo braço da internet" não chega tão longe quanto 1993 ...

Champignons

E pronto, mais um campeonato oferecido pela Arbitragem. Aliás, a exibição do Duarte Gomes, é um bom exemplo disso.

Num registo mais sério, note-se que o Clube do Regime, que tanto se tem queixado de ser mais prejudicado do que beneficiado, foi ontem "levado ao colo" ... e perdeu.