quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

O lápis encornado

A «caravana de circo» que é o futebol português, continua o seu caminho em ritmo alegre e festivo. Depois da animação da última semana, com publicação de escutas e vídeos, esta semana abriu com as declarações de Ruben Micael sobre os incidentes no túnel mais batido que a Avenida dos Aliados em noite de São João, aquando do jogo entre o Clube do Regime x Nacional da Madeira. Os diligentes orgãos de comunicação do Regime, trataram logo de apresentar as ditas declarações como uma novidade, muito provavelmente encomendadas pela sua nova entidade patronal. Um «atrasado mental» tê-las-ia, de facto, visto como algo novo, deliberadamente esquecendo que as denúncias que o Ruben Micael foram feitas pela primeira vez no dia em que os ditos incidentes ocorreram, já em Outubro de 2009. Feliz do povo que tem jornalistas que o «protegem» de notícias desagradáveis.

Ainda no seguimento de notícias desagradáveis, a Polícia Judiciária confirmou (finalmente) aquilo que há muito já se suspeitava: há cidadãos Portugal, aos quais a Lei não se aplica. São os Super-Portugueses. De acordo com dois ou três pasquins, a Câmara de Lisboa contribuiu com a bonita soma de 65 milhões de euros para os cofres do Clube do Regime - que mais uma vez se verifica, é como a pescada - e até aqui nada de novo. Só que o relatório da Inspecção-Geral de Finanças, que indica que houve irregularidades na facturação do Clube do Regime, resultantes da tal oferta, mas pelo visto não chega, na visão da PJ, para haver "responsabilização criminal".Ou seja, é fartar vilanagem que os Super-Portugueses, não têm de prestar contas à justiça comum. Como é óbvio, esta "notícia" carece de confirmação, pelo que os patrióticos orgãos do Regime, continuam em silêncio, deixando as calúnias para os pasquins ...

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Mais notícias do clube que joga para perder ...

O presidente da SAD do Leixões, Carlos Oliveira, foi convocado para prestar declarações pelo Ministério Público (MP), no seguimento da investigação ao alegado suborno a jogadores daquele clube para que vencessem o Clube do Regime. Carlos Oliveira foi chamado pelo MP, porque corre o boato de que também paga - uma coisa chamada "ordenado"!? - aos jogadores do Leixões para vencerem o Clube do Regime, e que tal ocorre uma vez por mês...

Como torrar dinheiro dos contribuintes

Parece que os jogadores do Leixões, foram subornados para vencerem o Clube do Regime. Perante tal atentado aos interesses da Nação, o Ministério Público, já entrou em campo. Afinal, querer vencer o Clube do Regime, é um crime de lesa-Pátria - pé-ante-pé a Liga ainda vai conseguir que uma vitória sobre o dito "clube", seja premiada com um processo disciplinar e a perda de 3 pontos.

Segundo o Público, «o jurista José Manuel Meirim sublinha que o aliciamento de jogadores para vencerem jogos não é crime, já que a lei 50/2007 apenas pune “acto ou omissão destinados a alterar ou falsear o resultado de uma competição desportiva”».

Se não é crime, o Ministério Público anda a investigar o quê?

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Sapunaru, you're the One

O relatório sobre os (mais recentes) - convém explicitar a quais me refiro, já que nos encontramos a caminho de lhes perder a conta - incidentes no túnel da Luz, já foi divulgado por um dos orgãos oficiais da Liga, o jornal Record. Após uma primeira leitura, torna-se óbvio que o instrutor do processo, está na folha de pagamento de salários do Pinto da Costa. Convenhamos que a descrição que faz dos acontecimentos, e a referência ao facto de o Clube do Regime ser reincidente neste tipo de "aborrecimentos", são provas cabais de que este processo, aliás como já se previa, foi desde o início uma tenebrosa maquinação arquitectada com o propósito de prejudicar o Clube do Regime! Além disso, a própria descrição dos acontecimentos é no mínimo contraditória, na medida em que é um elemento da comitiva portista que se dirige aos stewards - e não o contrário - de forma extremamente grosseira e agressiva, com expressões como "largue-me", "tira-me a mão", "não me empurres"; e fantasiosa, com recurso a expressões como "(...) Sapunaru deu um salto e, no ar,
desferiu um pontapé com a perna direita (...)" - lê e chora, Sá Pinto! - que dá a entender que ao invés das imagens captadas pelas câmaras instaladas no túnel, o instrutor do processo esteve a assistir à trilogia Matrix.

Cada vez mais me convenço que há fenómenos nos túneis, bem mais interessantes que o que se passa nos relvados.

Cobranças difíceis

Realiza-se hoje no Estádio da Luz, o "Jogo contra a Pobreza" cuja receita reverterá a favor das vítimas do terramoto no Haiti. Acho esta iniciativa extremamente louvável, mas não deixa de ser algo estranha no que toca aos seus beneficiários. Sim, o Clube do Regime deve ser conhecido no Haiti, e muitos haitianos agradecerão o gesto, mas se há povo que tem pago, de há uns anos para cá, com pobreza e miséria o status quo do Clube do Regime, é o povo Angolano.

Pergunto: para quando um jogo contra a pobreza em Angola?

sábado, 23 de janeiro de 2010

"Vamos repetir que da primeira vez não ficou bem ..."

Os últimos dias tem sido férteis em acontecimentos: publicação das escutas a Pinto da Costa (PC), pancadaria no SCP, e para fechar a semana em grande, a divulgação de novas imagens do túnel mais famoso do país, captadas no final do Clube do Regime (CR) x Porto da época passada.

Sobre a pancadaria no SCP, nao me vou alongar; o historial de Sá Pinto, no campo do Boxe já é sobejamente conhecido. Já sobre as escutas, e para além do que já foi publicado no Reflexão Portista, acrescentarei apenas o seguinte: se de facto houvesse outra intenção que não apenas conspurcar o nome do PC e do FC Porto, os procuradores e magistrados encarregues do caso, teriam recorrido a aquela que é a testemunha-chave em todo o processo. Alguém que era visita de casa do PC, e que com ele festejava as vitórias do Porto e as derrotas do Clube do Regime ... o Impoluto-Mor, Luís Filipe Vieira. É de estranhar que alguém tão próximo, tão amigo do PC, nunca tenha testemunhado algo no mínimo suspeito, algo que indiciasse algum dos inúmeros crimes que o PC cometeu nos últimos 20 anos. Se os lampiões acham que tem motivos para acreditar que o PC é um criminoso, também eu os tenho para afirmar que o LFV, foi testemunha de alguns desses supostos crimes e face ao seu silêncio, cúmplice. Afinal de contas, não janta nem recebe árbitros em casa, mas frequentou casas onde aqueles eram recebidos, e quiçá, até se cruzou com algum? Certo é que são mais que muitas as razões que contradizem a posição de superioridade moral, que Vieira (julga que) ocupa. Na guerra, como Futebol Português, não há inocentes...
Mas hipócritas, desses há-os aos pontapés, e os mais empedrenidos têm sede no Estádio da Luz.

Os puritanos lampiões - que sempre alertaram para o facto de o PC nunca ter desmentido o conteúdo das escutas ("não mentem!") do Apito Dourado, mas de apenas se ter escondido por detrás da suposta ilegalidade das mesmas - ao tomarem conhecimento da divulgação das mais recentes imagens de incidentes ocorridos no túnel do Estádio da Luz, começam por questionar o direito e a legalidade do uso das ditas imagens pela agencia Lusa - que obviamente, está toda comprada pelo PC. Provavelmente, o CR que teve durante todo este tempo as imagens em sua posse, e onde segundo eles se verifica que houve agressões por parte de jogadores do Porto, teria intenções de fornecê-las (legalmente, claro) à Bola, para que este jornal, ao contrário da Lusa, desse ao assunto o devido tratamento ... De qualquer forma, fica a questão: com mais este lote de imagens altamente comprometedoras para o Porto e seus jogadores, que temia o CR para não as ter já enviado à Bol... perdão, ao CD da Liga?

Uma réstia de esperança porém, no que toca à coerência destas gentes: para eles um pontapé, seja dado pelo Luisão ou pelo "segurança que esfobefeteou o empresário do Moretto", nunca é uma agressão! É quanto muito uma suposta agressão, vá.

Como muitos outros Portistas, aguardo com crescente expectativa o próximo FC Porto x Clube do Regime. Em 2005, quando foram campeões, queixaram-se de terem sido vítimas de violência na Avenida dos Aliados, sem provocação. Desta vez, já não podem dizer o mesmo ...

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

As escutas não mentem

É cada vez maior a onda vermelha que clama "calúnia!" cada vez que o nome do Clube do Regime surge associado ao Regime. Há sempre um lampião muito versado na história de Portugal, que vai ao fundo o baú buscar uns testamentos que demonstram que o Clube do Regime era afinal um grande símbolo anti-fascista.

Pergunto: onde estão as escutas que o provam?

segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Futebol Total

Se pessoas ligadas ao Paços de Ferreira, e ao Clube do Regime (através da cloaca oficial, A Bola), dizem que o Falcao marcou um golo com a mão, é porque marcou mesmo. Eu reconheço legitimidade, mas acima de tudo capacidade, as essas duas instituições para aceitar, sem questionar, o seu juízo. Afinal de contas, estamos a falar de clubes com grande tradição na arte de bem jogar à bola com as mãos. Um deles, chegou mesmo à final da mais importante competição mundial de clubes, com um desses golitos de palmada. E ainda hoje se orgulham disso. Já o golo do "Rony", marcado ao servido do Paços ao SCP há uns anos atrás, não tem o mesmo glamour, mas nem por isso os adeptos verde-brancos se esqueceram da graça.

Pela parte que me toca, 2as ideias: fosse eu, faria o mesmo que o Falcao, já que golos válidos não contam, há que dar a volta ao problema de alguma forma - vulgo "tratar por outro lado"; perder ou empatar com Paços em casa, é igual, por isso venha de lá mais uma "derrota administrativa", que malta já está habituada.

Por fim, a constatação de que o futebol cá do burgo é uma verdadeira confusão, que nem os principais intervenientes conseguem deslindar: penalties por bola-na-cabeça e bola-no-peito, expulsões por bola-na-cara, golos marcados com as mãos, e até chutos nos adversários que estão no chão, em vez de chutos na bola ... e quem jure que há murros e pontapés nos túneis, mas isso são apenas boatos ...

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Mais ecletismo

Depois do sucesso com o futsal, o Clube do Regime prepara-se para iniciar nova aventura numa modalidade desportiva: o Ping-Pong. Curiosamente, os primeiros passos para a entrada na modalidade foram dados há uns anos atrás, quando Luís "From Rags To Riches" Vieira, muito indignado com as arbitragens, foi levar um dvd que continha provas de que o Clube do Regime andava a ser roubado dentro de campo ao então ministro-adjunto do Primeiro-Ministro, Henrique Chaves. Este adepto do lançamento do disco, farto de "futeboladas", por pouco não lançou o dvd pela janela fora. Certo é que a nação encarnada, sempre mais preocupada com os fenómenos à volta do jogo, do que propriamente interessada no jogo dentro das 4 linhas, jubilou e aplaudiu a iniciativa do seu presidente. Hoje, repetindo-se mais ou menos a cena, mas com intérpretes diferentes, a mesma turba não hesita em escarnecer de Pinto da Costa, que pediu intervenção do Secretário de Estado do Desporto na arbitragem. Estas mudanças de opinião demonstram uma predisposição para a prática do ping-pong, que sem dúvida catapultarão o Clube do Regime para a elite do ping-pong mundial. Isso, ou contratar já 2 ou 3 campeões, como fizeram com a Vanessa Fernandes e a Telma Monteiro, que dá menos trabalho. Pela minha parte, no que toca às arbitragens, a haver a intervenção de alguém teria certamente de ser da força de intervenção da PSP, para controlarem o Luisão e o David Luíz, que ao ritmo que dão cotoveladas e pontapés nos adversários, fazem Bruno Alves parecer um anjinho.

Dom Pinto da Costa de La Mancha

Pinto da Costa, é Dom Quixote; os "Gato Fedorento" (GF) são os moínhos de vento. E tal como na obra de Cervantes, o ataque de Pinto da Costa sobre os GF, através de (mais) um processo por difamação, está condenado ao fracasso. Por várias ordens de razões:
- porque os membros do GF fazem parte de uma área da sociedade que ocupa um plano moral mais elevado: 3 são adeptos do Clube do Regime, o restante é adepto do SCP;
- porque o GF é um grupo dito humorísta, e qualquer tentativa de lutar contra isso pode ser visto como uma forma de censura, inaceitável num Estado de Direito;
- porque ao escarnecerem dos nossos políticos e de outras figuras do nosso quotidiano, sempre de forma muito consensual, granjearam junto do português comum um enorme capital de simpatia;

Estes são os factos. Mas estará Pinto da Costa assim tão equivocado? Será que o Humor deve ter limites? Não ... e sim. Para mim o humor, enquanto parte da nossa vida em comunidade, não tendo outro uso, é uma arma e deve ser uma forma crítica aos aspectos menos bons da Sociedade, logo livre de qualquer constrangimento. O Herman José fê-lo ao parodiar a Igreja. Os GF fazem-no ao parodiarem o Pinto da Costa. Mas, e as motivações? Haverá algo que move o Herman José encarniçadamente contra a Igreja? É possível, mas pouco provável. O mesmo não se pode dizer relativamente aos GF, que constantemente - parcos nestes dias em melhores ideias - se divertem a malhar no Pinto da Costa, procurando sob a capa do "humor" (de sarjeta), disseminar uma "verdade" que lhes é conveniente. Se o Herman José não tinha uma agenda, mais do que criticar a sociedade em geral - e o Porto e o Pinto da Costa, assim como outros clubes e seus presidentes, foram alvos do Herman, mas sempre dentro dos limites da decência - e divertir-se com isso, os GF procuram claramente atacar o Pinto da Costa por motivos meramente pessoais/clubísticos. E pelas razões atrás expostas, ninguém se atreve a criticá-los porque até "dizem a verdade", diluíndo-se assim a fronteira entre o que é real e o que é fantasiado. Já não vivemos numa Democracia, mas numa "gatocracia", onde 4 indivíduos que vivem à sombra de glórias passadas, se entretêm a tecer comentários injuriosos e dar largas aos seus ódios pessoais, num eterno ping-pong entre a Verdade e a Fantasia, em que a bola está lá ou cá como lhes dá mais jeito. Em tribunal dirão que é apenas "comédia", e que o Pinto da Costa não tem sentido de humor, mas entreparedes a conversa é nitidamente outra.

Como se sentiria o cidadão comum se fosse acusado, por exemplo, de roubar num supermercado? E que fosse dado como inocente por um juíz num tribunal? E que apesar disso, fosse constantemente vítima de chacota, e de insinuações maldosas sob um disfarce cómico? Os tribunais pronunciaram-se, mas certas inteligências continuam a achar-se acima dos juízes, num ilimitado altar de superioridade moral, acusando e levantando suspeitas, mas sempre "a brincar". Chame-se-lhe o que se quiser, mas não é Humor.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Olegário e os outros

Olegário Benquerença asneirou à grande no último Clube do Regime x Nacional. É um facto indesmentível. A meu ver porém, o Olegário continua a ser um árbitro decente, cuja carreira está indelevelmente marcada pelo famoso golo-que-não-foi, num Clube do Regime x Porto, há uns anos atrás. Na altura, uma bola rematada pelo Petit, embateu na barra e desceu a pique, ficando até hoje, pelo menos entre as pessoas com um mínimo de seriedade, a dúvida insanável sobre se a bola terá ultrapassado ou não a linha de baliza. E se ao fim deste tempo, continuam a subsistir dúvidas se tal aconteceu ou não, mesmo com recurso a todo o tipo de tecnologias, na altura, poucos ou nenhuns adeptos encarnados tiveram qualquer dúvida de que: 1) Olegário viu a bola ultrapassar a linha de baliza, ele que não estado ao lado da mesma, não tinha condições para fazer qualquer juízo válido; 2) ajuizou em prejuízo do Clube do Regime de má-fé, com o claro intuito de beneficiar o Porto. A haver alguém que poderia fazer algum juízo minimamente válido, seria o "fiscal-de-linha", e esse considerou que a dita bola, não entrou efectivamente na baliza. No entanto, e apesar do último Clube do Regime x Nacional, o Olegário foi, é e será sempre um árbitro do "Sistema", um corrupto, porque beneficiou o Porto; e um grande incompetente, por mais que beneficie ou proteja o Clube do Regime.

Com estes "rótulos" e sob eterna suspeição, são de admirar exibições como a deste último jogo?

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

A verdade, e nada mais que a verdade

A propósito do inquérito aos incidentes que estiveram na base do famigerado "caso do túnel", Lucílio Batista revelou que ainda não foi chamado a depôr perante o CD da Liga. O futuro ex-árbitro disse não estar preocupado uma vez que ainda não teve oportunidade para se reunir com o Orácul... perdão, com Leonor Pinhão, de modo a que esta ela lhe diga claramente aquilo que ele viu e não viu, e que partes de corpos estiveram ou não envolvidas na confusão. Esta necessidade prende-se com os problemas de "natureza anatómica", que têm recentemente afectado este enjeitado da nação encarnada, e que causaram polémica na última final da Taça da Liga, quando considerou que um braço se prolonga desde as pontas dos dedos da mão até ao esterno, e assinalou penalty por "braço na bola" de Pedro Silva. Sem a orientação de Leonor Pinhão, Lucílio corre o risco de induzir o CD em erro, e acusar Hulk de ter dado duas chapadas num steward com os mamilos.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Os putos

Os Portistas são conhecidos pelo seu mau perder ... São? É mesmo assim, ou é aquilo que dá jeito que passe como verdade? Pelo que eu vejo escrito por aí, por cidadãos "acima de qualquer suspeita", tenho algumas dúvidas de que assim seja. As recentes crónicas de dois "fedorentos", pela 87364873648ª vez insistem numa "verdade" que por muito confortável que lhes seja, foi destroçada por vários juízes e tribunais (a sério, não aqueles da "justiça desportiva" que produzem veredictos por encomenda). Como se poderão classificar estas "birrinhas", senão como "mau perder"?