sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Taras e Manias

Cá no burgo, há dois tipos de adeptos: os que gostam de futebol, e os que só querem que o seu clube vença a qualquer custo. Os adeptos dos "grandes", estão naturalmente distribuídos por estas duas categorias, sendo que o Porto é aquele que detém maior percentagem de adeptos na primeira categoria, pelas mas diversas razões: é no Dragão que mais rapidamente soam assobios, contra a própria equipa quando o futebol é fraco; há reconhecidamente adeptos do Porto, para quem ganhar não basta; existem naturalmente, entre os adeptos dos outros clubes, quem não se contente apenas em ganhar, mas são uma pequena minoria, cuja voz é abafada pela turba de acéfalos para quem ganhar é o que interessa, nem que seja com "penalties fantasma". Com tanto foco na vitória, a qualidade do futebol produzido, é assunto claramente secundário, irrelevante até. Assim se percebe que ao longo dos anos, especialmente dos anos marcados pelas vitórias do Porto, nenhum encornado, por exemplo, seja capaz de recordar o futebol miserável produzido pelas equipas do seu clube, que proporcionou resultados incómodos como os 5-0 da Supertaça frente ao Porto, ou os 7-0 frente ao Celta de Vigo, mas decerto todos saberão enumerar não só, todos os lances em que foram prejudicados pelas decisões dos árbitros, mas também de todos os lances em que o Porto foi beneficiado.

Os hábitos enraizados, são difíceis de se perder. Agora, que finalmente o Clube do Regime, é capaz de produzir um futebol decente, ainda há adeptos que continuam a manter a "contabilidade" em dia.

quarta-feira, 28 de outubro de 2009

terça-feira, 27 de outubro de 2009

Justiça(?) desportiva

O Impoluto-Mor do Futebol Português, viu a sua pureza confirmada pelo inatacável Conselho de Disciplina (CD) da Liga, que fez de mordomo do Sonasol, no caso do apoio à cla... não, uns têm a "guarda pretoriana", estes estão mais ao nível de umas SA: homicídio, tráfico de droga, agressões, um sem fim de crimes que certamente imitaram aos Super Dragões, aquela que é oficialmente a única claque criminosa em Portugal.

Ora o referido Impoluto-Mor, o tal que era visita de casa do Il Capo, do Padrinho, da Fonte de Todos os Males, mas nunca testemunhou nada de ilegal, apesar de publicamente dizer que não dava apoio a claques, entre portas faz exactamente o contrário. O que o homem não faz pelo "Inferno da Luz": despede funcinários que colaboram com a PSP - heresia! - disponibiliza instalações do clube, e pede relaxamento da polícia na vigilância a esses criminosos.

O que não deixa de ser vergonhoso em toda esta história, é que o anão que preside ao CD, condenou Pinto da Costa, com base no testemunho sem credibilidade e num conjunto de escutas. As mesmas escutas, já não servem para demonstrar o conluio do Impoluto-Mor com um bando de criminosos, que ameaçam o futebol e matam pessoas.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

Inegável

Passa pela cabeça de muitos Portistas, que o Clube do Regime só goleia equipas fracas. Infelizmente, o Porto parece não ter grande arte para, pelo menos, ganhar pela diferença mínima a essas mesmas equipas.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Doce alívio

A selecção conseguiu o apuramento para o Mundial - a comunicação social suspira de alívio! Durante meses, pairou no ar o perigo bem real do afastamento da fase final do Mundial, mas finalmente, e contra expectativas bem pessimistas, esta difícil caminhada chegou a bom termo! Agora, todos vamos poder apreciar o futebol de fino recorte de Aimar, Di Maria e Saviola! Alegria! Mal posso esperar que o Mundial comece!

P.S.: Parece que a Selecção Nacional também vai ao Mundial. Que bom.

terça-feira, 13 de outubro de 2009

O mal-amado

Pedro Mendes é um dos (felizmente poucos) jogadores mal aproveitados pelo Porto. Chegou ao Clube como uma aposta de futuro, uma segunda escolha para melhorar o banco, mas pouco mais que isso, dado que a equipa não sofrera alterações desde a época anterior: Deco, Maniche e Costinha, grandes responsáveis pela conquista da Taça UEFA, mantinham-se no clube, e a estes ainda se juntava Alenitchev. Porém, à medida que Mourinho foi alterando o sistema táctico da equipa para 4-4-2, Pedro Mendes foi progressivamente integrado na equipa, culminando com a sua titularidade no onze inicial que entrou em campo na final de Gelsenkirchen. Nunca foi um fora de série, mas foi e é um jogador extremamente regular e fiável.

Infelizmente, em mais um dos inúmeros episódios em que Pinto da Costa, coloca os interesses do Clube atrás do seu prazer em desfeitear o Clube do Regime (CR), a passagem do Pedro Mendes pelo Porto, foi curta. O inócuo Postiga, que saíra do Porto na mesma altura em que o Pedro Mendes fazia o caminho inverso, preparava sem grande surpresa o regresso a Portugal, dado que não se adaptara ao futebol inglês. Numa tentativa de vingar afrontas anteriores, o CR anunciou de forma tímida - não são de descartar aqui, as manobras de empresários - o seu interesse em Postiga, na crença, já manifestada em ocasiões anteriores e com resultados paupérrimos, que jogador que tenha sucesso no Porto, pode repeti-lo no CR. Estando os cofres do Porto recheados, por via das transferências de Paulo Ferreira, Deco, Ricardo Carvalho e afins, Pinto da Costa não pensou duas vezes - provavelmente, nem uma única vez - e deu de bandeja ao Tottenham, o Pedro Mendes mais 9 milhões de euros, em troca do Postiga. Esta decisão revelou-se desastrosa, na medida em que o Pedro Mendes estava a cumprir a sua primeira época no Porto, e estava, ao contrário de outros elementos como Maniche e Costinha, muito menos desgastado e desconfortável por jogar num campeonato de expressão inferior como o português, após a conquista da Liga dos Campeões, e valia (e poderia vir a valer) muito mais que os €600.000 em que foi avaliado na altura. Pinto da Costa recusou, diz-se, as vendas de Maniche e Costinha, por cerca de 20 milhões cada, por não querer desfalcar demasiado a equipa. No entanto, foi maior o prejuízo que o benefício com a manutenção "à força" destes dois elementos, mais tarde transferidos em pacote, para o Dínamo de Moscovo, por 30 milhões. Para completar o ramalhete, para além se perder o Pedro Mendes, veio Postiga fazer não se percebe muito bem o quê para Porto - e sim, foi importante no primeiro título de Jesualdo Ferreira, mas ficou-se por aí. Acima de tudo, nunca justificou o salário milionário que trouxe de Inglaterra, que Pinto da Costa não hesitou em lhe oferecer. Resultado: hoje em dia o Pedro Mendes brilha (poucas vezes, é certo, mas não por culpa própria) na Selecção; o Postiga nem sequer apresenta argumentos para ser convocado, e provavelmente ainda será recambiado de volta à base pelo SCP, que concretizou a barretada tentada(?) pelo CR.

Após a saída do Porto, Pedro Mendes prosseguiu a sua carreira em Inglaterra, com sucesso relativo. Julgo que não estará (muito) insatisfeito, mas depois de vencer a LC, teria certamente ficado muito mais satisfeito por continuar a sua carreira, numa equipa de nível semelhante ou superior, ao invés de desperdiçar o seu talento em equipas de 2ª linha nas Ilhas Britânicas. A recente exibição pela Selecção frente à Hungria, veio dar destaque a um jogador que merece pelo menos não cair no esquecimento.