quarta-feira, 26 de agosto de 2009

As voltas que o mundo dá

O árbitro do momento, a quem todos apontam o dedo e de quem todos suspeitam, é nada mais, nada menos, que o João "Garantias" Ferreira. O tal, o único, que "dá garantias" ao impoluto-mor, Luís Filipe Vieira.

segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Bolas II

O que diriam se o Flávio Meireles, fizesse o que fez, num jogo frente ao Porto?

Bolas

O país futebolístico está de novo em polvorosa. Primeiro os factos: aos 64 minutos do jogo entre o Porto e o Nacional, uma bola (que de outra forma, se encaminharia para o interior da baliza) é inadvertidamente desviada pelo braço de Cléber, dentro da grande área do Nacional; numa primeira fase, o árbitro João "Garantias" Ferreira, terá assinalado pontapé de canto, mas posteriormente - ao que parece, por indicação do árbitro assistente - assinalou grande penalidade; os jogadores do Nacional perdem a cabeça, e 2 são expulsos, presume-se por quaisquer palavras menos próprias dirigidas ao árbitro.

Ultrapassados estes pormenores factuais, que não têm qualquer importância, salta à vista tremenda injustiça que se abateu sobre a equipa do Nacional, e que, como já é habitual, beneficiou o Porto. Todo o lance da grande penalidade, e posteriores expulsões, são um reflexo do firme controlo que o Porto detém sobre as estruturas do futebol nacional, e um profundo desrespeito pelas regras do jogo. Se neste lance


não foi assinalada grande penalidade, também a mão de Cléber, deveria ter sido perdoada. A bem da "verdade desportiva".

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

Supertássio

O Porto venceu mais uma Supertaça. Esta é a todos os níveis uma não-notícia. Primeiro, porque envolve uma conquista do Porto; segundo, porque se trata de um troféu menor, nada que se compare a um torneio de Amesterdão, um torneio Cidade de Guimarães, ou um torneio Cidade de Vigo Embrulha Sete.

Não, a notícia é mesmo o erro do guarda-redes do Paços de Ferreira. Cássio, de seu nome, teve até ontem uma carreira sem mácula. Porém, o golo "oferecido" a Farías, deitou tudo a perder, quiçá mesmo pondo em causa o futuro de Cássio no futebol. Um jogador que sobe tão alto - quem se lembra do magnífico golo "sofrido" face a Cardozo, na época passada? - dificilmente recupera de uma tal queda. A sua credibilidade, mais que a sua capacidade, estão em jogo.