segunda-feira, 29 de junho de 2009

Contas

De forma cada vez mais consistente, adeptos de determinado clube têm vindo a demonstrar uma crescente preocupação com o passivo do FC Porto. De forma muito conveniente, questionam o porquê do tal passivo apresentar tais valores, depois de todo o dinheiro feito às custas das vitórias na Liga dos Campeões, na Taça UEFA, e nas transferências que aquelas precipitaram. A "resposta" é óbvia, a causa de todos os males: Pinto da Costa. Dizem portanto os iluminados, que o dinheiro que entre é menos do que o que sai, e a diferença entre os dois valores, vai parar ao bolso do Pinto da Costa, blá blá blá, o Porto vai ficar na penúria, etc etc.

Vamos aos factos: o Porto tem mais de 60 jogadores sob contrato, e alguns deles auferem os salários mais altos entre os futebolistas cá do burgo - pormenor irrelevante, diram alguns. É óbvio que há muita asneirada metida entre esta carrada de jogadores, mas enfim ... Não menos asneirentas, nem menos dispendiosas, foram as passagens de Del Neri e Fernandez. Junte-se a isso prémios de produtividade - feliz de quem os paga - e perceber-se-á por onde se perdeu o grosso do dinheiro. É inegável que o Pinto da Costa, tirará para si alguma parte de todos estes negócios, mas não é nem de longe nem de perto, aquilo que querem à força fazer crer aos incautos, e face aos resultados, será no mínimo aceitável, senão merecido.

Em todo o caso, o Porto possui jogadores valiosos e com mercado - ao contrário de certos clubes, ricos, com plantéis recheados de intransferíveis - pelo que o futuro não é tão negro como o querem pintar. Caso a ocasião o exija, e embora com previsível prejuízo desportivo, pode sempre transferir-se um ou dois jogadores, para equilibrar as contas. É assim que vive um clube "remediado", e que não cai no goto dos governantes. A previsível eleição de Manuela Ferreira Leite, como primeira-ministra permitir-lhe-á ir mais além do que foi como ministra das Finanças. No seu curto mandato, fez mais pelo Clube do Regime, do que muitos dos seus presidentes. O galardão da "Águia de Ouro" já tarda ...

domingo, 28 de junho de 2009

Mais do mesmo

A pancadaria entre adeptos do Clube do Regime (CR) e do SCP, não é novidade. No último episódio, a claque presidencial do CR, fez aquilo para que foi criada e arranjou problemas no jogo que decidia o campeonato de juniores - uma versão itenerante do tão caro "inferno da luz" do Vieira. A culpa, claro está, é do Sporting. Até porque a pancadaria já tinha irrompido antes da chegada do "braço armado" do CR, não é? Já acontecera algo do género antes, quando Rui Mendes, adepto do Sporting, se colocou à frente de um inócuo very-light, disparado por um inocente adepto do Clube do Regime.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Ramires de saída

O internacional brasileiro Ramires, pode ser transferido do Clube do Regime, sem ter efectuado um único jogo com a camisola encarnada. Na sequência do quase-negócio Cissokho, atleta que em poucos meses se valorizou astronomicamente, o Clube do Regime procura ultrapassar na ribalta das transferências o FC Porto, vendendo o mais depressa possível o passe de Ramires, que se tem notabilizado ao serviço da selecção do Brasil na Taça das Confederações. Cissokho, custou 300 mil euros ao FC Porto, que ao fim de poucos meses recebeu ofertas superiores a 10 milhões de euros pelo passe do jogador, sendo um entre muitos jogadores que passam por aquele clube e cuja valorização é notória. No caso de Ramires, cujo passe custou 8 milhões de euros ao Clube do Regime, e considerando o registo de tranferências da equipa, o clube quererá certamente ver partir o atleta antes de realizar qualquer jogo, de modo a que o seu passe não desvalorize.